terça-feira, 24 de fevereiro de 2015

MG: Preso confessa autoria do atentado contra promotor de Monte Carmelo

Secretário de Defesa Social enfatiza integração das forças de segurança para solucionar o crime.


A confissão de Juliano Aparecido de Oliveira, filho do ex-vereador Valdelei José de Oliveira, possibilitou que a Polícia Civil de Minas Gerais localizasse a arma utilizada por ele para fazer os disparos que atingiram o promotor de Justiça Marcus Vinícius Ribeiro, da cidade de Monte Carmelo, na Região do Alto Paranaíba, no último sábado (21/2). Juliano havia sido preso, juntamente com o pai, em uma operação integrada das polícias Civil e Militar, já que ambos eram considerados os principais suspeitos da tentativa de homicídio.
Nesta segunda (23/2), o secretário de Defesa Social de Minas, Bernardo Santana, ressaltou a importância da integração das forças de segurança para o esclarecimento do crime. Santana participou de uma coletiva de imprensa ao lado do chefe da Polícia Civil, delegado-geral Wanderson Gomes, do comandante da Polícia Militar, coronel Marco Antônio Badaró Bianchini e do procurador de Justiça André Estêvão Ubaldino, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO)
“Uma violência desse tipo é inaceitável a qualquer cidadão. Nesse caso em especial, é uma resposta de Estado quando existe uma agressão a qualquer membro do Sistema de Defesa Social que trabalha para trazer segurança à sociedade. Essa resposta conjunta visa, também, coibir e dizer que o Governo de Minas não admite, na sua luta pela busca da legalidade, ataques às forças de segurança”, destacou Bernardo Santana.
De acordo com o chefe da Polícia Civil, Wanderson Gomes, o fato “lamentável e grave” foi esclarecido em menos de 24 horas, com a prisão dos suspeitos e a apreensão da arma utilizada no crime. O delegado observou que o desfecho da investigação foi devidamente embasado com provas testemunhais e materiais, que incluíram até mesmo a constatação de resíduos de pólvora nas roupas e no carro do preso Juliano. “O suspeito foi preso na cidade de Romaria e foi conduzido a Monte Carmelo, onde confessou a autoria do crime”, reafirmou.
O delegado de Monte Carmelo, Wilton José Fernandes, disse que Juliano alegou que a tentativa de assassinato cometida contra o promotor teria sido motivada pelo fato de ser ele o autor do levantamento realizado pelo Ministério Público, há um ano e dois meses, que resultou na perda de mandato parlamentar do pai, consequentemente, do cargo de presidente da Câmara Municipal de Monte Carmelo.
Ainda de acordo com o delegado Wilton, Juliano teria feito questão de inocentar seu pai de qualquer participação no crime, alegando que ele nem sequer sabia dos planos de executar o promotor a tiros. O policial informou, no entanto, que o ex-vereador Valdelei permanece preso temporariamente. “As investigações terão prosseguimento, para esclarecer definitivamente o caso”, explicou. O delegado adiantou que Juliano será indiciado por tentativa de homicídio duplamente qualificada, por motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário