Naquela época, era comum que a banha de porco fosse armazenada em barris de madeira.
Achados
Não é a primeira vez que suprimentos da 2ª Guerra Mundial foram encontrados em praias do território.Angus McHardy, um morador local e pescador aposentado, diz que se recorda de episódios similares no início da década de 40.
"Alguns desses barris estavam cheios; em outros só havia vestígios de alimento. As pessoas os recolhiam da praia. Minha avó depois fervia a banha para tirar a areia. Era ótimo porque tínhamos dificuldade em encontrá-la durante a guerra".
"Eu via os comboios de navios mercantes quando ia de casa para a escola. Os alemães atacavam esses comboios praticamente toda a noite", explica.
McHardy acrescenta que "depois de uma tempestade no fim dos anos 60 e no início dos anos 70, a banha imergiu de novo. Foi um baita presente para as gaivotas".
Therese Alampo, diretora da reserva de St Cyrus, disse: "A profundidade das ondas durante as tempestades do fim do ano devem ter quebrado os destroços dos navios e provocado a emersão da banha."
"A banha de porco estava totalmente coberta de mariscos. Nunca tinha visto algo assim. Animais, como o meu próprio cachorro, adoraram ter encontrado o alimento na praia. Inacreditavelmente, também ainda cheira bem o suficiente para ser fritada".
isso é interessante!
ResponderExcluir