Governo acredita que são corpos de militares iraquianos.
Um grupo de especialistas forenses retirou quase 500 corpos de valas comuns encontradas em Tikrit, no Iraque, informaram fontes oficiais nesta quinta-feira (28). O governo local acredita que os cadáveres sejam de militares iraquianos mortos no "massacre de Speicher", em junho do ano passado, quando os terroristas do grupo Estado Islâmico (EI, ex-Isis) ainda dominavam a cidade-natal de Saddam Hussein.Os números de corpos retirados do local variam. Enquanto a mídia árabe informa que seriam 470 pessoas, a "CNN" diz que foram 499.
Agora, os restos mortais serão encaminhados para os procedimentos de autópsia na capital do país, Bagdá. A Cruz Vermelha está auxiliando no processo de exumação e autópsia e uma lista com os nomes dos militares deve ser divulgada na próxima semana, quando eles começarão a ser devolvidos para suas famílias.
Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU) e de ONGs que atuam na região, estimam-se que 1,7 mil soldados iraquianos foram executados pelos extremistas islâmicos. (ANSA)
Nenhum comentário:
Postar um comentário