Uma mensagem
do assessor de imprensa do governador Tarso Genro (PT) ao diretor de
jornalismo do Grupo Bandeirantes no Rio Grande do Sul acerca da
divulgação de uma pesquisa de intenção de votos criou uma crise entre a
campanha petista e o grupo de comunicação. O levantamento feito pelo
Instituto Methodus, a pedido da revista Voto, divulgado na
segunda-feira, mostrava uma vantagem de 11 pontos percentuais da
candidata do PP ao Palácio Piratini, Ana Amélia Lemos, em relação ao
petista.
No dia da divulgação do levantamento pela Band, Guilherme Gomes, assessor do governador, enviou uma mensagem pelo WhatsApp ao diretor
de Jornalismo do Grupo Bandeirantes no Estado, Renato Martins, na qual
teria dito “me espanta que a Band, reconhecida pela credibilidade, não
avalie os reflexos e mantenha a divulgação. Essa decisão vai acarretar
em uma nova relação entre nós e a Band”.
Na edição do
jornal local, a Band respondeu que “o que espanta é que o governador
Tarso Genro pense que esse tipo de pressão, ou ameaça, funcione com o
Grupo Bandeirantes. Nunca funcionará. A Band vai continuar divulgando
pesquisas eleitorais dos institutos que escolher, segundo os seus critérios reconhecidamente legítimos”.
Em entrevista ao Terra,
Gomes disse que não comentaria mais o assunto. Falou apenas que “a
mensagem foi editada” quando foi ao ar, e reclamou de colunistas que, ao
repercutirem o assunto, “colocaram palavras que eu não escrevi”.
Pesquisas
A
pesquisa do Instituto Methodos divulgada na segunda-feira mostrou Ana
Amélia com 42,4% das intenções de voto, seguida por Tarso com 31%, com
margem de erro de 2,5 pontos percentuais para mais ou para menos e nível
de confiança
de 95%. Ao todo, 1,5 mil pessoas foram entrevistadas, no levantamento
feito a pedido da Revista Voto, entre os dias 8 e 13 de agosto, com
registro no Tribunal Superior Eleitoral nº 00010/2014.
No
dia 15 de agosto o Instituto Datafolha divulgou uma pesquisa,
encomendada pelo grupo RBS, realizada entre os dias 12 e 14 deste mês,
com 1.233 pessoas, que mostrava Ana Amélia com 39% das intenções de
voto, nove a mais que Tarso Genro, com 30%. A margem de erro era de 3
pontos percentuais.
Já a pesquisa Ibope, do dia 7 de agosto,
contratada pelo Grupo RBS, mostrava Ana Amélia, com 36% das intenções de
voto, e Tarso Genro, com 35%, com margem de erro de três pontos
percentuais. Foram entrevistadas 812 pessoas, entre os dias 2 e 5 de
agosto.
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