A coalizão governista Frente Nacional venceu a
eleição na Malásia por maioria simples, perpetuando um governo de 56
anos. O grupo obteve dois terços das vagas do Parlamento.
Segundo a Comissão eleitoral do país, a Frente
Nacional (Barisan Nasional), do premiê Najib Razak, obteve 112 das 222
cadeiras do órgão.Cerca de 80% dos eleitores votaram, segundo autoridades eleitorais.
Eles escolheram manter os governistas no poder, ao invés de apostar na aliança opositora Pakatan Rakyat, formada por três partidos.
Embora tenha recebido méritos por promover desenvolvimento econômico e estabilidade política, a Frente Nacional foi contaminada por denúncias de corrupção.
Os governistas enfrentaram uma disputa acirrada e tiveram que se esforçar para levar a sua campanha às comunidades ruais pobres do país.
A vitória ocorreu por volta de 1h (14h de Brasília), quando a Frente Nacional conquistou a maioria no Parlamento.
Antes disso, o premiê disse que estava confiante na vitória e que acreditava que sua coalizão reconquistaria os dois terços do Parlamento – que haviam sido perdidos em 2008.
Nenhum comentário:
Postar um comentário