A primeira sonda lunar da China entrou nesta sexta-feira na órbita do
satélite natural da Terra, noticiou a imprensa oficial do país, uma
manobra que representa um passo importante para o pouso da nave,
previsto para o fim do mês.
A sonda, denominada Yutu ou Coelho de Jade, alcançou a órbita lunar
na noite de sexta-feira, noticiou a agência oficial Xinhua, cerca de 112
horas após ter sido lançada do Centro de Lançamento de Satélites
Xichang, no sudoeste da China.
Espera-se que pouse na Lua em meados de dezembro para explorar a superfície e buscar recursos naturais no satélite.
A missão Chang'e-3 - nome da deusa da Lua segundo a mitologia
chinesa, enquanto a sonda recebeu o nome de seu animal de estimação -
fará da China o terceiro país levar um veículo para a superfície da lua,
depois dos Estados Unidos e da União Soviética décadas atrás.
A China vê seu programa espacial como um símbolo de seu crescente
status internacional e avanço tecnológico, assim como o sucesso do
Partido Comunista em transformar o destino de um país, antes situado
entre os pobres do mundo.
O país visa a estabelecer uma estação espacial permanente em 2020 e eventualmente mandar um homem para a Lua.
A missão da sonda foi saudada com expressões de orgulho por
internautas chineses e pelo governo de Pequim, que quer capitalizar a
excitação despertada pela façanha, anunciando nesta sexta-feira que
começou a vender réplicas do Coelho de Jade feitas em zinco e prata.
A missão inclusive inspirou um empresário de Pequim para criar uma
sonda lunar no estilo "faça você mesmo", que ele pôs à venda no popular
site de vendas chinês Taobao por 2.250 iuanes (US$ 370).
Nenhum comentário:
Postar um comentário