Campanha começa nesta segunda-feira (5) e segue até dia 30.
Vacinação acontece na zona rural, na clínica muncipal e postos volantes.
A Secretaria de Saúde e o Departamento de Controle de Zoonoses de Jaú
(SP) iniciam nesta segunda-feira (5) a campanha de vacinação contra
raiva. Entre os dias 5 e 30 de agosto, a vacinação será feira na zona
rural e na Clínica Veterinária Municipal. Já nos postos volantes a
vacinação acontece entre os dias 9 e 17 de agosto.De acordo com o assessor técnico de endemias e zoonoses, Walter Tulio Stripari, a vacina será aplicada somente em cães e gatos. “As doses, que são importadas, não serão distribuídas para os proprietários dos animais. Não temos históricos de casos de raiva em humanos em Jaú. Para continuar com esse bloqueio vacinal contra a raiva, é importante que todos levem seus animais para vacinar.”
A estimativa do Zoonoses é vacinar em torno de 18 mil animais. “Solicitamos à população que uma pessoa adulta leve o animal para vacinar sempre com uma coleira adequada”, reforça Stripari.
Sobre a doença
A raiva é uma doença mortal causada por um vírus que tem como principal reservatório os animais mamíferos. É uma doença infectocontagiosa aguda fatal, caracterizada principalmente por sinais nervosos de agressividade, paresia e paralisia, sendo considerada uma das mais graves zoonoses descritas, porém pode se prevenir através do uso de vacinas.
A transmissão do vírus da raiva ocorre pelo contato da saliva do animal doente com a pele ou mucosas lesadas (mordedura ou arranhadura). A vacinação é uma das principais ações de controle da raiva no mundo, sendo responsável pela redução do número de casos de raiva animal, e consequentemente, da raiva humana.
Qualquer dúvida, os interessados podem entrar em contato com o Departamento de Controle de Zoonoses por meio do telefone (14) 3602-3777.
Nenhum comentário:
Postar um comentário