domingo, 16 de novembro de 2014

Presidente da Turquia defende que a América foi descoberta por muçulmanos

O continente americano foi descoberto pelos muçulmanos no século XII e não por Cristóvão Colombo mais de dois séculos depois, defendeu o presidente turco Recep Tayyip Erdogan, no sábado.

A afirmação de Erdogan sustenta-se numa corrente extremamente minoritária de historiadores e teólogos muçulmanos, que sugere a presença muçulmana antes da chegada de Colombo à América, em 1492 — oficialmente, o primeiro estrangeiro a pisar no continente americano.
Os contactos entre América Latina e o Islão remontam ao século XII. Os muçulmanos descobriram a América no ano de 1178, «não Cristóvão Colombo», disse Erdogan num discurso durante uma reunião de líderes muçulmanos de países da América latina organizado pelas autoridades turcas.
Segundo autores que sustentam a tese, os marinheiros muçulmanos chegaram a América em 1178 e os relatos de Colombo mencionam a existência de uma mesquita sobre uma colina na costa cubana. Por isso, Erdogan mostra-se favorável a participar na construção de uma mesquita no local alegadamente citado pelo explorador genovês.
«Gostaria de falar com os meus irmãos cubanos, uma mesquita ficaria perfeita nesta colina também atualmente», completou o chefe de Estado conservador-islâmico, citado na imprensa brasileira.
Um artigo polémico publicado em 1996, do historiador Youssef Mroueh, menciona um trecho dos relatos de Colombo em aparecem referências à tal 'mesquita' observada em Cuba. Mas outros historiadores são unânimes a refutar a hipótese e ressaltam que a mesquita era apenas uma imagem metafórica utilizada para descrever a forma da paisagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário