No discurso de posse, Dilma destacou que preza a livre manifestação e garantiu que o governo jamais adotará medidas que possam afetar a liberdade de imprensa.
“Quem, como eu e todos da minha geração, viveu sob uma ditadura sabe o imenso valor da liberdade de expressão e de imprensa. Estamos comprometidos com o direito de se manifestar, de informar, de criticar. Somos contra a censura, a autocensura, as pressões, os lobbies e os interesses não confessados que podem coibir o direito a livre manifestação e à liberdade de imprensa”, disse a presidenta.
Edinho Silva substitui o ex-ministro Thomas Traumann, que pediu demissão na última quarta-feira (25). A Secom é responsável pela comunicação do governo e pela distribuição da verba publicitária.
“A liberdade de expressão e de imprensa é o exercício do direito de ter opinião, do direito de criticar e apoiar os políticos e o governo, do direito de ter oposições e do direito de externá-las sem consequências e sem repressão”, acrescentou Dilma durante breve discurso após assinar o termo de posse do novo ministro.
Segundo a presidenta, a Secom atua e vai continuar atuando de acordo com conceitos e princípios democráticos em relação à imprensa. “Em meu governo, a Secom terá como princípio o respeito à liberdade de todos se expressarem, seja na imprensa tradicional, na internet, na blogosfera, nas redes sociais, nas ruas e nas praças”, listou.
Dilma disse que a pasta adota “critérios justos e corretos” na divulgação dos serviços do governo, levando em conta brasileiros de todas as camadas sociais e todos os pontos do país. A presidenta defendeu ainda o papel da comunicação governamental para o ajuste nas contas públicas que o governo está tentando implementar.
“Temos obrigação de informar ao povo que passamos por uma conjuntura que exige maior esforço nos gastos públicos e a necessidade de ajuste para que o país possa crescer o mais breve possível.”
Dilma disse que a escolha de Edinho Silva para a Secom levou em conta a experiência dele como prefeito e parlamentar e a “capacidade de relacionamento cordial e construtivo com todos os setores da sociedade e da mídia e o conhecimento do papel da mídia numa sociedade democrática”.
O Jornal do Brasil, no momento em que Edinho Silva toma posse na Secretaria de Comunicação Social, reforça seus laços com a democracia, com o direito à livre manifestação e ao livre pensamento, na certeza de que estes são os princípios que regem a pasta e a própria trajetória do novo ministro.
Sociólogo e professor, Edinho Silva, graduou-se em Ciências Sociais na Unesp de Araraquara e obteve o título de Mestre em Engenharia de Produção, na Universidade Federal de São Carlos. Nascido em Pontes Gestal, pequena cidade da região de São José do Rio Preto, mudou-se aos 4 anos de idade para Araraquara. É pai de Pedro, Isabela e João.
Foi office-boy, trabalhou em Araraquara no Escritório Paulista e na Distribuidora Andrade de Publicações. Foi operário na Fábrica Meias Lupo e, em São Carlos, trabalhou como metalúrgico na extinta Clímax, hoje Eletrolux. Na década de 80 tornou-se atleta das categorias de base da Ferroviária.
Como cristão engajou-se nas pastorais da Igreja Católica e seguindo os passos da Teologia da Libertação. Orientou-se politicamente para o Partido dos Trabalhadores, no qual se filiou em 1985. Militante dedicado à construção do partido em Araraquara elegeu-se presidente do Diretório Municipal em 1989. Em 1990 integrou a assessoria da bancada de deputados estaduais do PT, durante os trabalhos da Constituinte Estadual.
Foi eleito vereador em 1992 e para o segundo mandato, em 1996. Nas disputas para prefeitura de Araraquara, venceu em 2000 e 2004. Em 2007 foi eleito Presidente do PT do estado de São Paulo, tendo sido reeleito para o mandato 2009-2013 com mais de 90% dos votos dos filiados.
Como prefeito (2001-2008), fundamentou seu governo em 3 marcas: participação popular, inclusão social e cidade moderna. Alterou de forma radical a relação prefeitura/comunidade, democratizando as decisões e instituindo mais de 80 projetos de inclusão social, articulando as áreas de saúde, educação, cultura, esporte, meio ambiente e desenvolvimento econômico.
Em 2010, se elegeu Deputado Estadual com 184.397 votos em mais de 500 municípios paulistas. Edinho foi o 1º mais votado da sua coligação (PT – PRTB – PR – PcdoB – PTdoB) e o 6º do estado. Também participou da coordenação das Campanhas Eleitorais de Aloizio Mercadante e Dilma Rousseff em São Paulo.
Como deputado estadual (2011-2015), foi integrante das Comissões de Saúde, de Esportes, de Segurança Pública e Direitos Humanos, presidiu as Frentes Parlamentares pela Elaboração Democrática do Plano Estadual de Educação e pela Citricultura. Um dos principais projetos apresentados na Assembleia, que se tornou Lei em 2015, tratou da instituição de uma Política Estadual de Acolhimento e Tratamento às Pessoas com Doenças Raras, por meio de Centros de Referência. Apresentou projetos também na área da segurança, educação, esportes e infraestrutura urbana. Procurou ser um elo entre os municípios e os governos estadual e federal, conquistando recursos para obras e programas.
Em 2011, exercendo o mandato parlamentar e também a função de presidente do PT Paulista, Edinho retornou à vida acadêmica se tornando Professor e Coordenador de Curso de Pós-Graduação da Universidade Nove de Julho.
Em 2014, foi convidado pela presidenta Dilma para ingressar a Coordenação da sua campanha à reeleição. Edinho foi o Coordenador financeiro e as contas da campanha foram aprovadas por unanimidade pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Por suas lutas e iniciativas inovadoras na forma de administrar Edinho recebeu diversos prêmios.
· Foi intitulado Amigo da Polícia Militar do Estado de São Paulo, em dezembro de 2000;
· Recebeu Menção Honrosa, em 2002, nas áreas de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, do Instituto Ambiental Biosfera;
· Foi condecorado com o Prêmio Prefeito Amigo da Criança, pelas duas gestões (2001 – 2004 e 2005 – 2008) da Fundação Abrinq, por suas políticas voltadas a crianças e adolescentes;
· Ganhou o título de Prefeito Amigo das Artes, em setembro de 2004, pela Prefeitura Municipal de Descalvado, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, pelo apoio ao Projeto IntegrARTE Descalvado;
· Recebeu o Prêmio de Cidadão Amigo das Instituições Sociais, em dezembro de 2003, concedido pelo Fundo das Instituições Sociais de Araraquara.
· Ganhou o Prêmio Franz de Castro Holzwarth como homenagem às pessoas que se preocupam com a ressocialização e contribuem para a sua realização no município.
Nenhum comentário:
Postar um comentário