domingo, 21 de fevereiro de 2016

Vazamento de grandes proporções atinge todos os andares da Biblioteca Nacional

Servidores denunciam problemas com manutenção em prédio centenário

Um dos maiores patrimônios públicos do país, a Biblioteca Nacional, no centro do Rio, tem sido atingida frequentemente pelas chuvas de verão deste ano. Na última sexta-feira (19), a Associação de Servidores da Fundação Biblioteca Nacional (ASBN) denunciou os problemas com a manutenção do prédio centenário da Cinelândia e publicou em sua página do Facebook fotos que mostram vazamentos até mesmo no quinto andar do edifício.
Ainda de acordo com a ASBN, o prédio não possui laudo de vistoria predial, engenheiro responsável pelo edifício. "A ASBN quer explicações e garantias para que servidores e colaboradores possam trabalhar em segurança", reivindica a associação.
Associação postou no Facebook imagens que mostram diversas áreas atingidas pelas chuvas recentes
Associação postou no Facebook imagens que mostram diversas áreas atingidas pelas chuvas recentes
A ASBN publicou manifesto em sua página:
"Desde 2012 vimos alertando sobre diversos acidentes que vem ocorrendo no prédio, tanto interna quanto externamente. Os vazamentos e outros fatos (elevadores precários, sistema elétrico inadequado, equipamentos de ar obsoletos..) vem trazendo intranquilidade e iminência de riscos a servidores e trabalhadores do prédio-sede, pois a Direção não dispõe de engenheiro qualificado, responsável pela edificação. O edifício data de 1907, desconhecemos qualquer laudo de vistoria predial que nos garanta segurança para permanecermos ali.
Tragédias são noticiadas todos os dias envolvendo desabamento, queda de coberturas, marquises, vazamentos e INCÊNDIOS!
A completa falta de atenção e descuido com a manutenção dos prédios da Biblioteca Nacional vem agravando a situação e aumentando a insegurança de todos.
NÃO POSSUÍMOS ALVARÁ DOS BOMBEIROS! NÃO POSSUÍMOS LAUDOS DE VISTORIA PREDIAL!
Essas negligências revertem-se em grandes prejuízos aos COFRES PÚBLICOS e podem gerar acidentes com danos irreversíveis e perdas de vidas !
O acervo está morrendo! A Real Biblioteca e todas as coleções formadoras vêm sofrendo com as altas temperaturas dos armazéns, vazamentos e fungos!
Temos que salvar a BIBLIOTECA NACIONAL ! Ela é um dos MAIORES TESOUROS DA HUMANIDADE!
BASTA DE DESCASO!"

Nenhum comentário:

Postar um comentário