terça-feira, 1 de março de 2016

Cientistas aguardam nascimento raro de dragões na Eslovénia

Numa caverna visitada por um milhão de turistas todos os anos, um anfíbio pouco estudado colocou ovos que estão a causar grande expectativa.


Acredita-se que o Proteus anguinus, o proteus, uma salamandra cega encontrado em rios de cavernas nos Balcãs, viva mais de 100 anos, mas reproduze-se apenas um ou duas vezes por década.
Uma fêmea num aquário da caverna Postojna, na Eslovénia, colocou entre 50 e 60 ovos - e três estão a mostrar sinais de crescimento.
O proteus é uma espécie de ícone na Eslovénia, onde aparecia em moedas antes da chegada do euro. Há centenas de anos, quando enchentes expulsavam as criaturas para fora das cavernas, eram tidas como bebés de dragões.
Ninguém sabe quantas crias irão sair dos ovos e nem sequer quanto tempo isso vai levar.
No momento, parece que há três bons candidatos, disse à BBC Saso Weldt, um biólogo que trabalha na caverna.
Ele e os seus colegas tiraram fotos com exposição muito alta na escura caverna para reunir indícios de que os pequenos ovos estão a desenvolver-se.
Ela começou a colocar ovos a 30 de Janeiro. Ainda está a colocar um ou dois ovos por dia, e eles precisam de cerca de 120 dias até ao animal nascer.
Essa estimativa por alto, explica o cientista, é baseada no conhecimento adquirido com uma colónia dos anfíbios estabelecida na década de 1950 num laboratório subterrâneo nos Pirenéus franceses para estudar aspectos da vida biológica em cavernas.
Mas lá eles vivem numa água uma pouco mais quente, com temperaturas de cerca de 11º C.
A nossa caverna é um pouco mais fria, 9º C, e por isso tudo vai durar mais.
É uma oportunidade única de observar o enigmático proteus a reproduzir-se na mesma caverna onde morou por milhões de anos.
«É muito significativo porque não há muitos dados sobre a reprodução deste grupo de animais», disse Dusan Jelic, do programa Edge da Sociedade Zoológica de Londres que estuda proteus em cavernas na Croácia.
Se os filhotes saírem do ovo e se desenvolverem com saúde, seria algo maravilhoso, segundo Jelic.

Nenhum comentário:

Postar um comentário