quarta-feira, 22 de abril de 2015

Ex-oficial da SS lembra chegada de judeus a Auschwitz

Oskar Groening, 93, era conhecido como "contador de Auschwitz".

ex-oficial da SS, a Polícia secreta nazista, Oskar Groening descreveu hoje, dia 22, em seu segundo dia de julgamento, como caminhões usados para transportar gado eram trazidos cheios de judeus para o campo de concentração de Auschwitz, onde eram despidos e levados para câmaras de gás quase imediatamente.   
Aos 93 anos, Groening está sendo julgado por auxiliar na morte de ao menos 300 mil pessoas no período entre maio e julho de 1944, quando cerca de 425 mil judeus foram trazidos da Hungria para serem mortos no local.   
Em depoimento, o ex-oficial explicou que, eram tantos os veículos, que muitas vezes eles precisavam esperar em uma fila antes de serem descarregados.    Groening disse na última terça-feira, dia 21, na abertura do julgamento, se sentir "moralmente culpado". "Peço perdão", concluiu.    O oficial é conhecido como "contador de Auschwitz", pois não atuava diretamente na morte das vítimas, mas guardava seus pertences, enviando o dinheiro recolhido para Berlim.    Ele pode pegar entre três e 15 anos de prisão se for condenado no processo, que deve se encerrar em julho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário