quinta-feira, 11 de junho de 2015

China condena ex-chefe de segurança à prisão perpétua

Zhou Yongkang é um dos mais altos funcionários de Pequim.

O ex-chefe de segurança da China Zhou Yongkang foi condenado nesta quinta-feira (11) à prisão perpétua, tornando-se o mais alto dirigente do país detido em décadas, anunciou a agência local Xinhua. "Zhou Yongkang foi condenado à prisão perpétua por ter aceitado subornos, abusado de seu poder e divulgado de forma deliberada segredos de Estado", informou a agência.
De acordo com a Xinhua, o processo judicial ocorreu em Tianjin, cidade a leste de Pequim. Yongkang teria admitido os crimes e, por isso, não recorrerá da decisão. O ex-chefe de Segurança Pública tem 73 anos de idade e esteve à frente da Comissão de Assuntos Políticos e Judiciais do PCC, órgão máximo dentro do partido, até novembro de 2012, quando deixou o cargo junto com outros dirigentes.
Ele tinha acumulado poderes e se tornado o responsável pelos serviços de segurança de toda a China. Preso em sigilo, ele não aparecia em público desde 2013. Sua condenação é a mais emblemática da campanha lançada pelo presidente Xi Jinping contra a corrupção na política chinesa. Zhou era um aliado de Bo Xilai, líder político também condenado à prisão perpétua há dois anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário