terça-feira, 9 de junho de 2015

Obama acusa Putin de destruir a Rússia para recriar império soviético


Os líderes dos países do G7 avisaram que podem reforçar as sanções contra a Rússia se a violência na Ucrânia continuar a aumentar.

O presidente norte-americano Barack Obama acusou Vladimir Putin de estar a destruir a economia russa numa tentativa condenada ao fracasso de recriar a glória do império soviético.
No final da cimeira dos Alpes, os líderes dos países do G7 avisaram que podem reforçar as sanções contra a Rússia se a violência na Ucrânia continuar a aumentar. Esta foi a segunda vez que o grupo que junta os países mais industrializados do mundo excluiu a Rússia, depois da anexação da Crimeia no ano passado.
Os alertas mais fortes vieram de Obama, que disse que o povo russo está a sofrer por causa das políticas de Putin. "Ele tem de tomar uma decisão", disse Obama. "Continua a destruir a economia do seu país e a isolar a Rússia numa tentativa de recrear as glórias do império soviético, ou reconhece que a grandeza da Rússia não depende de violar a integridade territorial e soberania de outros países."
Fontes do G7 disseram que a crise na Ucrânia e a Rússia ocuparam dois terços da discussão no jantar de domingo, dedicado à política internacional.

Nenhum comentário:

Postar um comentário