sexta-feira, 8 de março de 2013

Coreia do Norte anula cessar-fogo com a vizinha do sul e ameaça paz

O acordo encerrou a guerra entre as duas Coreias há 60 anos, mas os dois países nunca assinaram um tratado de paz. A linha telefônica de emergência que permitia o diálogo em momentos de tensão foi desligada.

Momento de tensão na Ásia: a Coreia do Norte deu mais um passo que ameaça gravemente a paz na região e anulou o cessar-fogo que encerrou a guerra com a Coreia do Sul há 60 anos.
Um general norte-coreano, Kang Pyo-Yong, disse que o fim do acordo significa que o país pode atacar o Sul sem aviso. O general disse ainda que o Exército está pronto para lançar uma guerra pela reunificação e que o país já teria mísseis balísticos intercontinentais armados com ogivas nucleares prontos para serem disparados.
Tudo isso pode ser bravata, mas a Ásia está preocupada. O ditador Kim Jong-Un visitou unidades militares na fronteira, inspecionou trincheiras. A TV estatal mostrou cenas de histeria coletiva, com militares e civis chorando ao ver o ditador e correndo em direção a ele.
Coreia do Norte e Coreia do Sul nunca assinaram um tratado de paz. A guerra entre os dois países terminou com o acordo de cessar-fogo.
Os norte-coreanos também desligaram a linha telefônica de emergência, a única que permitia algum diálogo entre os dois governos em momentos de alta tensão.
O ministro da defesa sul-coreano respondeu às provocações: afirmou que, se houver qualquer ataque, a Coreia do Norte será extinta.

Um comentário:

  1. as coreias do sul e norte ser continuar com essa besteira os dois será extintos!

    ResponderExcluir