domingo, 15 de junho de 2014

Israel diz que militantes do Hamas estão por trás de sequestro de jovens


Israel disse neste domingo que militantes do Hamas sequestraram três adolescentes israelenses na Cisjordânia ocupada e alertou para “sérias consequências”, ao mesmo tempo em que fazia buscas e prendia dezenas de palestinos.
Os jovens, dois de 16 anos e um de 19 anos, desapareceram na quinta-feira à noite na Cisjordânia, onde estudam em colégio religioso num assentamento judaico.
“Esses adolescentes foram sequestrados, e esses sequestros foram feitos por integrantes do Hamas”, disse a jornalistas o primeiro-ministro israelense, Benjamin Netanyahu, acusando o grupo islâmico palestino que controla a Faixa de Gaza.
Ninguém assumiu responsabilidade pelo ocorrido. Perguntado sobre as alegações do primeiro-ministro, Sami Abu Zuhri, porta-voz do Hamas na Faixa de Gaza, eximiu-se de negar ou confirmar o envolvimento do grupo.
Desde que os três desapareceram, aparentemente quando pediam carona, o Exército de Israel tem feito buscas na cidade palestina de Hebron e outras vilas.
Num comunicado, os militares afirmaram que, como parte do esforço para encontrar os adolescentes, “aproximadamente 80 palestinos suspeitos foram detidos numa operação durante a noite”.
Autoridades palestinas dizem que mais de cem pessoas estão sob custódia de Israel e incluem pelos menos sete integrantes do Hamas do Parlamento Palestino e diversos presos recentemente libertados por Israel.
Israel identificou os estudantes como Eyal Yifrach, Gil-ad Sha'er e Naftali Frankel, que também tem cidadania norte-americana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário