sexta-feira, 17 de janeiro de 2014

Alemão recebe prêmio com 45 anos de atraso após confisco da polícia secreta

O cartão postal com a resposta do quiz foi encontrado no arquivo de Zettl mantido pela Stasi
Um alemão oriental que participou de um quizz de música na Alemanha Ocidental recebeu seu prêmio 45 anos depois, ao descobrir que a polícia secreta comunista, a Stasi, tinha confiscado o cartão-resposta que tinha enviado à rádio do lado ocidental, organizadora do evento.
Guenter Zettl havia esquecido completamente sobre a competição até setembro de 2013, quando leu um arquivo que a Stasi mantinha dele.
A Stasi tinha interceptado seu cartão postal e o guardou como evidência.
Como ele acertou a resposta, Zettl decidiu enviá-la à estação de rádio que, 45 anos após a competição original, concedeu-lhe um prêmio.
Quiz
A história começou em 1969 quando Zettl tinha 18 anos, e vivia na pequena cidade de Waren an der Mueritz, na antiga República Democrática Alemã.
"Eu estava constantemente procurando por música decente, e é claro, naquela época a única forma de você conseguir uma boa música com uma boa batida era sintonizando as estações ocidentais", ele disse ao programa Newsday da BBC.
Mas na Alemanha Oriental comunista "ouvir estações capitalistas era ilegal". Apesar disso, ele regularmente sintonizava em uma estação chamada Europawelle Saar, que realizava um quiz de música semanalmente.
"Uma semana eles tocaram uma música que eu reconheci imediatamente - a música era Painter Man da minha banda favorita The Creation", disse Zettl, e ele não conseguiu resistir e entrou na competição.
Ele escreveu a resposta e seus detalhes em um cartão postal, mas como não teve resposta da estação de rádio, assumiu que não havia vencido a competição e deixou a história de lado.

Arquivos secretos

Ele se qualificou como professor, mas com o passar do tempo, se tornou cada vez mais crítico das autoridades da Alemanha Oriental. Zettl tentou se mudar para a Alemanha Ocidental diversas vezes e, finalmente, em 1983, depois de muitas tentativas frustradas, seu pedido foi aprovado.
Ele começou uma nova vida, e tinha muito pouco contato com pessoas na Alemanha Oriental.
"Então, há cerca de 3 anos, meus amigos me aconselharam a pedir o meu arquivo da Stasi ", disse ele, referindo-se à ex-polícia secreta da Alemanha Oriental.
"Eu recebi o arquivo em setembro do ano passado e uma das primeiras coisas que notei foi uma cópia desse cartão postal com uma nota dizendo que o original confiscado também existia."
Então, ele pediu o original que foi prontamente enviado à ele.
"Acho que isso diz muito sobre a história alemã, em que um cartão inocente para participar de um quiz de música foi mantido por 44 anos", disse ele.
"Inicialmente eu pensei em enquadrá-lo e guardá-lo como o meu próprio exemplo da história alemã, mas depois pensei, por que não enviá-lo para a estação de rádio?"
Quase meio século após a competição original a Europawelle Saar decidiu que Zettl deveria receber um prêmio.
Na celebração do 50º aniversário da estação esta semana Zettl recebeu finalmente o disco que ele tentou ganhar em 1969 - o apresentador do programa original encontrou uma cópia de Painter Man em sua coleção pessoal e deu para Zettl.

Nenhum comentário:

Postar um comentário