sexta-feira, 19 de abril de 2013

Suspeito de explodir bomba sonhava ser pugilista olímpico pelos EUA

Irmãos Tsarnaev sempre tiveram ligação com a luta. Dzhokhar era wrestler e Tamerlan treinava boxe na academia de MMA Wai Kru, em Boston

Suspeitos de terem explodido as bombas na Maratona de Boston, os irmãos chechenos Tamerlan e Dzhokhar Tsarnaev tinham relação com esportes de combate. O primeiro, de 26 anos de idade, foi morto em um tiroteio com a polícia da cidade e treinava ocasionalmente na academia de MMA Wai Kru, em Boston. Já o segundo, de 19, ainda está foragido e lutava wrestling no ensino médio. Tamerlan possuía uma carreira promissora no boxe, tendo sido competidor do Golden Gloves, torneio de boxe amador dos Estados Unidos. Ele, inclusive, sonhava em fazer parte da equipe olímpica americana de boxe e disse que preferia representar o país de residência à sua terra de origem no esporte.
Segundo o site Deadspin, sua fase de atleta foi construída durante um período que esteve fora de uma faculdade comunitária, em que estudava para ser engenheiro. Tamerlan lutou boxe no país desde 2004 e seu tio contou a uma rádio de Boston que ele chegou aos Estados Unidos em quatro anos antes como refugiado do Quirguistão.
Blog UltiMMAto: confira notícias, vídeos e curiosidades sobre o mundo do MMA
Tamerlan Tsarnaev e Dzhokhar Tsarnaev explosão na maratona de boston (Foto: Agência Reuters)Suspeitos de explodir as bombas em Boston, Tamerlan (esq.) e Dzhokhar Tsarnaev (dir.) já tiveram relação estreita com as lutas (Foto: Agência Reuters)
A academia Wai Kru, em que Tamerlan treinava ocasionalmente, já recebeu os ex-lutadores do UFC John Howard e Sean Gannon, policial que enfrentou Kimbo Slice em uma luta de rua que ficou famosa na internet.
Tamerlan Tsamaev boxe Boston atentado (Foto: Getty Images)Tamerlan Tsamaev em luta de boxe
(Foto: Getty Images)
Pugilista profissional de Worcester, em Massachusetts, Edwin Rodriguez disse que chegou a treinar com Tamerlan entre 2010 e 2011 e que o checheno derrotou um de seus amigos em uma luta.
- Meu amigo (que Tamerlan derrotou) era um lutador muito bom e eu estava procurando alguém para treinar. Ele era um cruzador (categoria entre meio-pesado e pesado) e eu lutei com cerca de 76 quilos. Foi meu treinador que entrou em contato com ele - lembrou, em entrevista ao The News Friday.
No entanto, a arrogância do rapaz incomodava Rodriguez, que comentou ter dado uma surra em Tsarnaev em um dos treinos.
- Ele era estranho e me subestimava, dizendo: "Edwin é muito leve. Ele não vai dar trabalho apra mim mas vou de qualquer maneira". Ele não caiu, mas parava umas duas ou três vezes nos primeiros rounds. Estávamos apenas treinando então não queria nocauteá-lo, mas queria machucá-lo para ver se ele me respeitava após dizer que eu era pequeno. É chocante saber que alguém que estava no mesmo programa que eu fosse capaz de algo assim (como a explosão).

Um comentário: