domingo, 13 de julho de 2014

UE Presidência italiana visita esta semana Israel e Palestina

A ministra dos Negócios Estrangeiros de Itália, país que atualmente preside à União Europeia, vai encontrar-se esta semana com o primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, e o presidente da Autoridade Palestiniana, Mahmud Abbas, anunciou hoje o ministério.
"É preciso um cessar-fogo imediato", disse a ministra Federcia Mogherini, citada através de um comunicado, antes da partida para a região do Médio Oriente, na terça-feira.
Segundo a governante, "o conflito israelo-palestiniano já devastou demasiadas gerações".
"Chegou o momento da comunidade internacional encontrar a unidade e a coragem para por fim a uma das guerras mais longas da história moderna", defendeu Federcia Mogherini.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros italiano adiantou que a ministra discutiu a escalada da violência em Gaza com os homólogos francês, Laurent Fabius, e alemão, Frank-Walter Steinmeier, que viajam para aquela zona do globo na segunda-feira.
A ministra deverá igualmente falar com o ministro dos Negócios Estrangeiros inglês ainda durante o dia de hoje.
Federcia Mogherini, de 41 anos, que está com a pasta diplomática desde fevereiro, no governo do primeiro-ministro Matteo Renzi, é vista como uma possível candidata para ocupar o lugar de Catherine Ashton no cargo de Alto Representante da UE para os Negócios Estrangeiros, no final deste ano.
O Ministério dos Negócios Estrangeiros italiano anunciou entretanto que a ministra vai estar em Israel e nos territórios palestinianos entre terça-feira e quinta-feira, partindo depois para o Egipto, onde estará na sexta-feira e no sábado.
Israel intensificou os ataques na faixa de Gaza no sábado, tendo avisado os palestinianos da zona norte para abandonarem as suas casas e procurarem abrigo.
O número de mortos palestinianos já chegou aos 166, depois de seis dias de ataques israelitas, sendo que no dia mais sangrento foram contabilizadas 56 pessoas mortas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário