sexta-feira, 25 de abril de 2014

Obama alerta sobre ameaças nucleares de Pyongyang

O presidente dos Estados Unidos (EUA), Barack Obama, chegou nesta sexta-feira (25) em Seul, na Coreia do Sul em visita de dois dias na qual se reuniu com a presidente sul-coreana Park Geun-hey e alertou sobre a Coreia do Norte e as suas ameaças nucleares, tema central do encontro.
    "Até a China começou a entender que a Coreia do Norte é um problema. É um sinal encorajador", afirmou Obama em coletiva de imprensa em Seul junto com a presidente sul-coreana.
    "Das reuniões que Park manteve com Xi [Jinping] e eu mesmo com Xi, me parece claro", acrescentou ele se referindo aos encontros com o presidente chinês.
    Por sua vez, a presidente sul-coreana afirmou que o país vizinho "está pronto com tudo e para tudo para realizar o teste nuclear".
    "Temos certeza que o podem fazer a qualquer momento. A Coreia do Sul e os EUA farão de tudo para deter as provocações", destacou ela.
    Depois de passar três dias no Japão, Obama visita a Coreia do Sul por dois dias, a segunda etapa de seu giro pela Ásia, que o verá ainda na Malásia e nas Filipinas.
    O chefe da Casa Branca aterrissou com o Air Force One na base aérea de Osan, e se reuniu com sua colega sul-coreana na Blue House em cerimônia oficial. Coreia do Norte Já o jornal norte-coreano Rodong Sinmun, do Partido dos Trabalhadores, destacou hoje que a Coreia do Norte responsabiliza os EUA e os seus aliados pela piora da situação na península que poderia desencadear uma guerra nuclear.
    Em Pyongyang se comemora hoje o 82º aniversário da fundação das Forças Armadas atualmente as quintas maiores do mundo com mais de 1,1 milhão de homens e mulheres.
    O governo norte-coreano estaria pronto para realizar um quarto teste nuclear, segundo especialistas no país asiático baseado em imagens de satélite no local onde Pyongyang costuma realizar os testes.(ANSA)

Nenhum comentário:

Postar um comentário