terça-feira, 22 de abril de 2014

Rússia: Putin assinou decreto sobre reabilitação dos tártaros da Crimeia

Moscovo – O Presidente da Rússia, Vladimir Putin, assinou um decreto sobre a reabilitação dos tártaros na península da Crimeia e de outras minorias reprimidas durante o regime de Estaline.
Antes de uma reunião do Governo, Putin anunciou esta segunda-feira, 21 de Abril, a assinatura de um decreto sobre a reabilitação dos tártaros da Crimeia, grupo étnico que foi acusado de colaborar com a Alemanha nazi e reprimido durante o tempo de Estaline.
«Informo que assinei um decreto sobre a reabilitação dos tártaros da Crimeia, dos arménios, alemães, gregos, de todos os que sofreram a repressão estalinista», referiu o chefe de Estado.
De acordo com o documento, disponibilizado no site do Kremlin, esta reabilitação inclui medidas «para o desenvolvimento das autonomias culturais nacionais, o acesso à aprendizagem de línguas dos povos oprimidos, o desenvolvimento da sua cultura e de empresas locais e o seu desenvolvimento sócio-económico».
Com o fim da II Guerra Mundial (1939-1945), Estaline determinou a deportação dos tártaros para a Ásia Central, sob a acusação de colaborarem com a Alemanha nazi.
A comunidade dos tártaros na Crimeia boicotou, na generalidade, o referendo de 16 de Março sobre a anexação desta península no Mar Negro à Federação Russa.
Na Crimeia residem actualmente cerca de 300 mil tártaros, ou seja, quase 15% da população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário