segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Instituto Butantan vai testar vacina contra a dengue em 300 voluntários

Autorização de testes em humanos foi dada pela Anvisa. A vacina, que vem sendo desenvolvida desde 2006, pretende dar proteção contra quatro tipos da doença

Primeira dose: o Brasil é candidato a receber a vacina já que, no país, a doença é endêmica é há recursos viáveis que compensam o investimento farmacêutico
Dengue: Instituto Butantan recebe autorização da Anvisa para avançar nas pesquisas em torno de vacina contra a doença (Jeffrey Hamilton/Thinkstock)
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou o Instituto Butantan a começar os testes em humanos de uma vacina contra a dengue que vem sendo estudada desde 2006. Essa fase da pesquisa deverá ser realizada em 300 voluntários e terá cinco anos de duração. O objetivo dessa etapa é analisar a eficácia, efetividade e segurança da vacina tetravalente, desenvolvida para dar proteção contra quatro sorotipos da doença.
De acordo com o Ministério da Saúde, a próxima fase da pesquisa será feita em três centros de pesquisa da Universidade de São Paulo (USO): o Instituto Central da Faculdade de Medicina, o Instituto da Criança do Hospital das Clínicas e o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto. A vacina somente será distribuída à população se for aprovada em todas as etapas dos testes clínicos.
Outra vacina contra a dengue está sendo desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com o laboratório GSK.

Nenhum comentário:

Postar um comentário