segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Tiroteio em escola dos Estados Unidos deixa mortos e feridos

Atirador foi apontado pela polícia como uma das vítimas fatais; duas crianças estão em estado crítico.
Um tiroteio em uma escola secundária em Sparks, no estado norte-americano de Nevada, deixou dois mortos e dois feridos nesta segunda-feira (21/10), segundo informações da polícia divulgadas pela agência Associated Press. Os mortos seriam um policial e, possivelmente, o atirador. 
A porta-voz do hospital local, Angela Rambo, diz que dois meninos estão internados em estado crítico. Os policiais disseram apenas que estava “tudo limpo” e que o tiroteio ocorreu no campus da escola, mas fora do prédio propriamente dito.
O governador do estado, Brian Sandoval, divulgou um comunicado após ficar sabendo do ocorrido. “Fiquei profundamente entristecido ao saber do tiroteio terrível na Escola Elementar de Sparks esta manhã. Minha administração está recebendo atualizações regulares e a polícia estadual de Nevada está ajudando no local”, afirmou.
Histórico
Há pouco mais de um mês, um tiroteio em massa em uma sede da Marinha norte-americana em Washington chocou os Estados Unidos: 12 pessoas foram mortas por Aaron Alexis, que entrou armado no prédio e atirou indiscriminadamente. “Foi o pior dia do meu mandato e não é uma coisa que eu queira ver de novo”, disse o presidente Barack Obama à época.
Tiroteios em escolas e outros locais públicos não são incomuns nos Estados Unidos. Somente neste ano, foram seis incidentes com armas em espaços estudantis, incluindo a famosa universidade MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussets, na sigla em inglês), no qual duas pessoas foram mortas.
Em setembro, um jovem de 19 anos foi preso e condenado por ter planejado um ataque para matar colegas de escola, professores e policiais. Autoridades dizem que ele tentou coagir outros estudantes a participar da ação. O rapaz, Sammie Eaglebear Chavez, entretanto, afirmou que tudo não passou de uma brincadeira e que ele nunca teve intenção de ferir ninguém. Chavez foi preso horas antes de um homem armado invadir a escola infantil Sandy Hook, no estado de Connecticut, e matar 27 pessoas, cometendo suicídio depois.

Nenhum comentário:

Postar um comentário