terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Prefeitura recebe vacinas contra HPV e imunização inicia 10 de março

A Prefeitura de Porto Velho recebeu do governo estadual as vacinas que serão utilizadas na campanha nacional “Vacinação Contra o HPV”. O repasse aconteceu solenemente na manhã de terça-feira (18), no Centro de Referência da Saúde da Mulher, estando presentes o governador de Rondônia, Confúcio Moura, o vice-prefeito de Porto Velho, Dalton Di Franco, deputados, vereadores, secretários estaduais e municipais e outras autoridades civis, além de membros da imprensa.

O governador Confúcio Moura discorreu sobre a importância das ações do estado para a saúde geral da população e enfatizou a seriedade das campanhas de vacinação, que têm conseguido reverter números tradicionalmente negativos e elevado a qualidade de vida dos brasileiros. Sobre a vacinação contra o HPV, o governador ressaltou que a contribuição dos pais é fundamental para o alcance exitoso dos objetivos almejados.

O vice-prefeito, que representou o prefeito Mauro Nazif em virtude das urgências desencadeadas pelas alagações em diversas partes da cidade, provocadas pela cheia do rio Madeira, destacou que a campanha pode ajudar na reversão dos alarmantes casos de câncer em mulheres. “O câncer de colo de útero tem feito muitas vítimas em nosso município e essa campanha de vacinação deve ser muito bem acolhida por todos nós. Esperamos atingir as metas propostas pelo Ministério da Saúde e, até mesmo, poder superá-las por meio de nossos trabalhos no sentido de alcançar todo o público alvo”, afirmou.

Segundo o secretário municipal da Saúde (Semusa), Domingos Sávio, o município recebeu quatorze mil doses para atender a meta de vacinação estipulada pelo Ministério da Saúde, que é de 80% da população feminina entre 11 a 13 anos, mas o município impôs-se a meta de realmente superar o quantitativo indicado. “A meta municipal é o atendimento de 100% do público alvo. Pretendemos fazer um forte trabalho de conscientização nas escolas estaduais e municipais para podermos chegar a todas as nossas adolescentes dessa faixa etária”, esclareceu.

Para Luís André, da Divisão de Imunização da Semusa, a quantidade de 100% pode ser atingida e será ardorosamente buscada. “Já disponibilizamos uma grande equipe para acompanhar esses serviços. Todo o pessoal da imunização já está mobilizado e a partir do dia 10 iniciaremos o trabalho nas escolas. Como a vacinação só pode acontecer com a concordância dos pais, equipes da Semusa já começaram a percorrer as escolas para aplicar palestras de conscientização para alunos, pais e professores. Estamos preparados para realizar muito bem essa campanha. Tanto na área urbana quanto nos distritos”, declarou.

A vacinação será realizada em três etapas e as quatorze mil doses recebidas no dia 18 serão utilizadas apenas para a primeira etapa. A segunda acontecerá em 60 dias após a primeira e a terceira em 60 dias após a segunda. A vacinação contra o vírus Papilomavírus humano ou HPV acontecerá em todo o território nacional e a expectativa é de que aconteça a maior vacinação contra esse tipo de vírus em nível mundial. No próximo ano, o público alvo serão meninas entre 9 a 11 anos e, em 2016, a vacina será ministrada para meninas a partir dos 9 anos. O câncer de colo de útero é o terceiro maior tipo de incidência entre as mulheres brasileiras e o quarto em mortes no país. Na região Norte, trata-se do mais letal tipo de câncer entre mulheres. A vacina tem eficácia de até 98% contra o câncer de colo do útero e tem efeito imunizador para toda a vida.

“Solicito aos pais que participem e se interessem por essa campanha. Espero que entendam que assim estarão protegendo suas filhas dessa perigosíssima enfermidade. De nossa parte, estaremos ofertando todos nossos esforçando para que ela seja um grande sucesso, mas, para isso, dependemos de que os pais se aliem a nós nessa luta contra esse tipo de vírus”, finalizou o secretário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário