domingo, 29 de setembro de 2013

Explosões deixam mais de trinta mortos no Paquistão

Atentados ocorreram em mercado lotado. Há ao menos setenta feridos

Explosões individuais no noroeste do Paquistão cidade de Peshawar no Paquistão
Explosões deixam mais de trinta mortos em Peshawar, noroeste do Paquistão (Khuram Parvez/Reuters)
Duas explosões em Peshawar, noroeste do Paquistão, perto da fronteira com o Afeganistão, deixaram ao menos 33 mortos e setenta feridos neste domingo. Segundo a polícia, pelo menos uma das explosões foi causada por um carro-bomba. As explosões atingiram um mercado lotado.
Os ataques ocorrem uma semana depois de dois atentados suicidas deixarem oitenta mortos em uma igreja protestante na cidade. Na última sexta, ao menos 17 pessoas forma mortas na explosão de um ônibus que transportava funcionários do governo e passava perto de Peshawar.
Leia também: Paquistão liberta ex-número dois dos talibãs afegãos
A cidade tem sido alvo de vários ataques de responsabilidade dos talibãs nos últimos anos. As explosões deste domingo, contudo, ainda não foram assumidas por nenhum grupo e um porta-voz dos grupo Tehrik-i-Taliban condenou o ato.
O número de mortos ainda pode aumentar, uma vez que muitos dos feridos estão em estado crítico. Dezoito pessoas de uma mesma família que participaria de um casamento na cidade morreram no ataque, informou a rede americana CNN.
Os ataques colocam em dúvida a capacidade do primeiro-ministro Nawaz Sharif garantir a segurança no país. Após uma reunião de autoridades locais, foi anunciada neste domingo a criação de uma força tarefa para ajudar a controlar a situação em Peshawar. No início deste mês, o governo anunciou planos de realizar uma negociação de paz com os talibãs e retirar tropas da região noroeste, a mais volátil do país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário