quinta-feira, 20 de março de 2014

Chefe da ONU diz a Putin que está "profundamente preocupado" sobre Ucrânia


O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse ao presidente russo, Vladimir Putin, nesta quinta-feira, que está "profundamente preocupado" com a crise entre Rússia e Ucrânia.
Ban reuniu-se com Putin no mesmo dia em que a Duma, câmara baixa do Parlamento russo, aprovou um tratado assinado na terça-feira pelo líder russo para anexar a região ucraniana da Crimeia à Rússia, uma medida que provocou a maior crise entre a Rússia e os Estados Unidos e a Europa desde a Guerra Fria.
"Estou profundamente preocupado com a situação atual envolvendo a Ucrânia e também a Rússia", disse Ban durante o encontro no Kremlin.
A Ucrânia e governos ocidentais dizem que a Rússia tomou o controle de forma ilegal da Crimeia das mãos da Kiev. A Rússia nega, alegando que a Crimeia decidiu se unir aos russos em um referendo, apesar de o Ocidente considerar essa votação ilegítima.
Putin disse que a Rússia "constantemente e consistentemente apoia o papel central da ONU nas relações globais".
"E nós valorizamos muito seus esforços, sr. secretário-geral, na resolução das crises possivelmente existentes e das que existiam antes no planeta -- um papel positivo e muito eficiente", disse Putin. Ele não mencionou a Ucrânia na parte do encontro aberta aos jornalistas.
Mais cedo, Ban teve encontro com o chanceler russo, Sergei Lavrov. Ele vai na sexta-feira para Kiev, em uma viagem que a ONU diz ser "parte de seus esforços diplomáticos para encorajar todas as partes a resolver a crise atual pacificamente".

Nenhum comentário:

Postar um comentário